No desenvolvimento neuropsicomotor do bebê de quatro meses, existem padrões que determinam seu grau de desenvolvimento motriz fino e de adaptação ao meio, bem como da linguagem e do contato social. Esta é uma fase em que muitos padrões tônicos posturais, reflexos e reações começam a se estabilizar, levando o bebê a experimentar ativamente o seu ambiente e iniciar os primeiros contatos sociais. Com base no texto, assinale a opção em que é descrito o padrão motor normal do bebê de quatro meses.

  • A.

    Vira-se de ambos os lados para a posição ventral; tem bom controle de cabeça; virase em círculo em torno do próprio eixo; fletindo-se, passa à posição de engatinhar; quadril em rotação externa; pernas movemse livremente; ergue-se apoiado em objetos e fica em pé; ainda tem reflexo de preensão.

  • B.

    Em decúbito dorsal, apresenta posição simétrica e vira-se para os dois lados; as mãos são trazidas à linha média do corpo, sendo capaz de segurar um objeto; pernas em rotação externa abduzidas; joelhos em flexão, mas são estendidos; pés dorsifletidos; quando a cabeça se move, ainda apresenta reação de Moro, incompleta, só abrindo as mãos.

  • C.

    Postura flexora; cabeça colocada de lado; corpo segue rotação em bloco; mãos em pronação, às vezes abertas, outras, fechadas; pernas afastadas do quadril em rotação externa; apresenta reação tônicocervical assimétrica e reação de Moro.

  • D.

    Vira-se da posição dorsal para a ventral, para ambos os lados; pode pegar nos pés e apalpar o corpo para reconhecê-lo; estende os braços e arqueia a cabeça; boa abdução de quadril; pernas em rotação externa, abduzidas em flexão; os movimentos são coordenados.

  • E.

    Quase nunca fica nas posições dorsal e ventral; pode apoiar-se para a frente e para o lado, mostrando boa rotação de tronco; levanta-se segurando objetos; boa estabilidade em pé e bom equilíbrio; dá os primeiros passos com apoio.