Questão 40967 - Terapia Ocupacional
Concurso: Instituto de Assistência Social e Cidadania - Recife - PE (IASC/PE) 2006
Cargo: Terapeuta - Área Ocupacional
Banca: Universidade de Pernambuco (UPE)
Nível: Superior
A clínica da Dependência Química, incluída na Saúde Mental como espaço de atuação da Terapia Ocupacional, necessita de maior investimento do profissional pelo aprofundamento do estudo e maior compromisso social. Nesse aspecto, é INCORRETO afirmar que
-
A.
na avaliação do paciente, inclui-se a história de vida, dinâmica familiar, alterações clínicas, vínculo com a droga ( tipo, freqüência e intensidade do uso).
-
B.
a Terapia Ocupacional cria possibilidades de vivências internas refletidas no cotidiano externo, sem o vínculo com a droga, desconstruindo o modelo anterior e recriando tarefas e projetos.
- C. a recaída é considerada situação própria do tratamento, devendo o terapeuta ocupacional discutir com o paciente a superação da ocorrência de forma reflexiva, crítica e propositiva.
-
D.
o dependente químico apresenta aspectos na avaliação, como: intolerância à frustração, falta de continuidade nas ações, inexistência de projetos de vida, ansiedade, dentre outros.
-
E.
a co-morbidade entendida como outros problemas associados (depressão, psicose, etc) não é incluída no programa de tratamento, por ser uma questão separada.