Imagem de fundo

Sabe-se que o recém-nascido internado na Unidade de Terapia Intensiva permanece, predom...

Sabe-se que o recém-nascido internado na Unidade de Terapia Intensiva permanece, predominantemente, na posição horizontal e assimétrica. Dessa forma, durante a permanência do bebê na UTIN, deve-se garantir um posicionamento que favoreça o seu desenvolvimento neuropsicomotor e o envolvimento em suas ocupações. O posicionamento no cuidado do bebê internado na UTIN tem como propósito, exceto:
A
Proporcionar contenção ao bebê, favorecendo seus ajustes ao ambiente extrauterino, mantendo o alinhamento corporal adequado do bebê para evitar simetrias posturais.
B
Desencorajar o padrão extensor e promover o padrão flexor, favorecendo que o bebê alcance padrões posturais e movimentos que se assemelham aos de bebês nascidos a termo e saudáveis.
C
Criar possibilidades para o bebê levar a mão a boca, favorecendo sua capacidade de se autoconsolar; favorecendo o desenvolvimento da criança e o seu envolvimento nas ocupações apropriadas à idade e esperadas pela família.
D
Otimizar a estabilidade fisiológica e a organização neurocomportamental do bebê para melhorar a sua autorregulação.
E
Expor o bebê a posturas variadas, para prevenir o desenvolvimento de padrões posturais fixos e manter a integridade da pele do bebê.