Trânsito e Serviço de Transporte Código de Trânsito Brasileiro - CTB Normas gerais de circulação e conduta

Após trabalhar por muitos anos, Mário conseguiu comprar um veículo vectra ano 2007 modelo 2008. O veículo tem no marcador a velocidade final de 260 quilômetros por hora. Pela primeira vez que fora testar o veículo em uma pista rodoviária, Mário acelerou tudo o que o veículo marcava, sendo parado pelos guardas. Mario justificou que na pista em que estava testando o veículo não havia sinalização marcando a limitação de velocidade, o que fazer no caso em tela:

  • A.

    penalizar o motorista, pois apesar de não ter realmente a sinalização limitando a velocidade Mario deveria respeitar o limite de cento e vinte quilômetros da área urbana.

  • B.

    não penalizar o motorista, pois, se não existe placas indicativas o motorista pode acelerar o quanto quiser, o governo é que tem que providenciar a sinalização para limitar a velocidade.

  • C.

    penalizar, pois, o motorista deve conhecer a legislação de trânsito e se manter no limite de cento e vinte quilômetros em via rodoviária.

  • D.

    não deve penalizar porque a montadora é a responsável pela potência do veículo e pelo excesso de velocidade que o mesmo desenvolve;

  • E.

    nenhuma das anteriores é verdadeira.