Aeronautica - Oficial Farmacêutico (EA-CAFAR) - Especialidade: Farmácia Bioquímica - 2020
Questão 41
41
Q1589335
Farmácia Bioquímica
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2020
Banca: Centro de Instrução e Adaptação - CIAAR
Prova: CIAAR - Aeronautica - Ministério da Defesa - Aeronáutica - Oficial Farmacêutico (EA-CAFAR) - Especialidade: Farmácia Bioquímica

Vasos sanguíneos, plaquetas, fatores de coagulação, anticoagulantes naturais, proteínas da fibrinólise e seus inibidores compõem o sistema hemostático, cujo objetivo central é a manutenção do sangue fluido no interior dos vasos.


Sobre a avaliação laboratorial da hemostasia é correto afirmar que o

A

Tempo de Sangramento (TS) realizado pela técnica de Ivy é realizado na polpa digital e aplica-se à investigação da hemostasia primária.

B

anticorpo antifosfolipídeo mais comum é conhecido como anticoagulante lúpico e é uma causa frequente de prolongamento do Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa) em pacientes sem sangramento ou assintomáticos.

C

Teste da Mistura ou Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada mix (TTPa mix) é realizado misturando-se 2/3 do plasma em teste com 1/3 de plasma normal e é útil para discernir entre casos de deficiência de fator da coagulação ou presença algum de inibidor da coagulação.

D

Tempo de Protrombina (TP) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa) medem o tempo para formação de fibrina no plasma após a adição de ativadores que simulam, respectivamente, as vias intrínseca (TP) e extrínseca (TTPa) da coagulação.