Vasos sanguíneos, plaquetas, fatores de coagulação, anticoagulantes naturais, proteínas da fibrinólise e seus inibidores compõem o sistema hemostático, cujo objetivo central é a manutenção do sangue fluido no interior dos vasos.
Sobre a avaliação laboratorial da hemostasia é correto afirmar que o
Tempo de Sangramento (TS) realizado pela técnica de Ivy é realizado na polpa digital e aplica-se à investigação da hemostasia primária.
anticorpo antifosfolipídeo mais comum é conhecido como anticoagulante lúpico e é uma causa frequente de prolongamento do Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa) em pacientes sem sangramento ou assintomáticos.
Teste da Mistura ou Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada mix (TTPa mix) é realizado misturando-se 2/3 do plasma em teste com 1/3 de plasma normal e é útil para discernir entre casos de deficiência de fator da coagulação ou presença algum de inibidor da coagulação.
Tempo de Protrombina (TP) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa) medem o tempo para formação de fibrina no plasma após a adição de ativadores que simulam, respectivamente, as vias intrínseca (TP) e extrínseca (TTPa) da coagulação.