O ambiente de marketing envolve todos os participantes e forças que influenciam a capacidade das empresas de conduzir de maneira eficiente seu negócio e seu relacionamento com o mercado. As empresas devem observar, pesquisar e administrar os ambientes de marketing para otimizar as oportunidades e se preparar para as ameaças.
Em relação ao ambiente de marketing, considere as afirmativas a seguir.
I. O microambiente, ou ambiente competitivo, engloba a empresa, seus concorrentes e seus clientes.
II. O macroambiente consiste em forças maiores que afetam de alguma forma o microambiente: forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
III. Os eventos do macroambiente podem representar oportunidades ou ameças às empresas, por isso a correta administração de marketing pode controlar as forças ambientais e favorecer as empresas.
IV. O microambiente de marketing se restringe ao ambiente interno da empresa, com suas diversas áreas e níveis de gestão; já o macroambiente se refere a todos os participantes do ambiente externo das empresas.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.