Imagem de fundo

Considerando a norma-padrão e as questões gramaticais que envolvem o período “Há também...

Questão 1

Considerando a norma-padrão e as questões gramaticais que envolvem o período “Há também atividades em que o GTH atua na condução do processo, embora este se consolide no nível de assessoria da diretoria, que é o apoio à regulação e o apoio à outorga.” (linhas de 11 a 14), assinale a alternativa correta.

A

O emprego do sinal indicativo de crase passaria a ser opcional, caso o trecho “no nível de assessoria da diretoria” fosse substituído pela redação no nível de prestar assessoria à diretoria.

B

O pronome sublinhado no trecho “embora este se consolide” poderia também ser colocado corretamente depois do verbo, caso o autor empregasse o advérbio não logo após o pronome demonstrativo “este”.

C

O substantivo “apoio”, que rege a preposição a, tem como complementos os substantivos “regulação” e “outorga”, os quais admitem o artigo a, por isso o emprego do sinal indicativo de crase está correto nas duas ocorrências.

D

O paralelismo sintático deixaria de ser observado, caso a oração “que é o apoio à regulação e o apoio à outorga” fosse substituída pela redação que é o apoio à regulação e apoiar a outorga.

E

O autor poderia substituir, sem prejuízo à correção gramatical, o pronome sublinhado na oração “que é o apoio à regulação e o apoio à outorga” pela expressão ao qual.