BANPARA - Engenheiro Eletricista - 2018
Questão 29
29
Q1001102
Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Subestações
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP
Prova: FADESP - BANPARA - Banco do Estado do Pará - Engenheiro Eletricista
Um sistema de energia elétrica em corrente alternada (CA) utiliza, em cada uma das suas partes, níveis de tensões elétricas mais convenientes. Por exemplo, a geração (da ordem de megawatts) utiliza a média tensão, a transmissão (da ordem de gigawatt) utiliza a alta ou extra alta tensão e a utilização final da energia elétrica em instalações prediais é em geral realizada em baixa tensão. Para o nível de tensão se adequar ao que for conveniente são instaladas subestações transformadoras ou simplesmente subestações (SE). Uma SE é constituída basicamente de transformador de potência, condutores, dispositivos de proteção e manobra e aterramento. A concessionária de energia local fornece normas para instalação da rede de distribuição em média tensão. A concessionária de energia no estado do Pará é a CELPA. A respeito de projetos e instalações de SE é correto afirmar que
A
no projeto de SE é necessária a determinação da coordenação de isolamento para especificação do nível de isolamento dos cabos de energia.
B
no fornecimento de energia em média tensão, para potência de até 300kVA, a CELPA através de sua NTD-02, recomenda o uso de postes circular para instalação de SE aéreas (subestações ao tempo em poste).
C
os para-raios de distribuição são conectados o mais próximo possível do transformador instalado em poste e devem apresentar uma baixa resistência durante a descarga para terra, elevando sua resistência para limitar a corrente subsequente.
D
os transformadores de distribuição trifásicos, empregados em rede pública, têm em seu secundário a ligação em estrela para disponibilizar acesso ao condutor neutro, que é sempre o mais carregado por ser comum a todos os circuitos.
E
a chave fusível é um dispositivo do tipo interruptor – proteção empregada em subestações em poste.