Analise o planisfério a seguir, que informa acerca dos brasileiros residentes no exterior, em 2010.
Principais destinos de brasileiros residentes no exterior
IBGE. Atlas do censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE. 2013. cap.1. p. 25 (Adaptação).
No planisfério, as tonalidades de cinza comunicam acerca da maior ou menor ocorrência de brasileiros no exterior, e as setas, os principais fluxos de deslocamento dos brasileiros, como se segue:
A análise e interpretação desse planisfério e de sua legenda:
atestam que o maior número de migrantes parte em direção ao grupo de países que, no pós-Guerra, ao adotar a planificação de sua economia, elevou o padrão de vida de sua população, consolidando-o como meta de alcance por brasileiros que passam a residir no exterior.
comprovam que o Brasil se insere nos fluxos migratórios internacionais ao enviar mão de obra com destino preferencial para os Estados Unidos e para a Europa, mesmo que parcela desse deslocamento seja de contingente pouco especializado.
confirmam que os brasileiros, ao migrarem, buscam por países cuja organização sociocultural alcançou, de fato e de direito, condição de erradicação da xenofobia mediante superação das intolerâncias étnica e religiosa.
demonstram que os principais fluxos que se dirigem para além do continente sul-americano e se destinam às economias periféricas são quantitativamente inferiores, pelo fato de nelas serem menores a oferta de postos de trabalho e a remuneração paga ao prestador de serviços.