CBM MG - Bombeiro Militar / Espanhol - 2016
Questão 22
22
Q1362863
História História do Brasil
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: FUNDEP Gestão de Concursos - FUNDEP
Prova: FUNDEP - CBM MG - Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais - Bombeiro Militar / Inglês

Leia o seguinte trecho.

“A partir da Constituição de 1891, republicana e federalista, as elites econômicas locais passaram a ter mais força no centro de decisão política. E tudo dentro da lei [...]

Com a chegada ao poder do primeiro presidente civil, Prudente de Moraes (1894-1898), que nasceu em uma fazenda de café, e com o estabelecimento da chamada ‘política dos governadores’ por seu sucessor, Campos Sales (1898-1902), estava montada a fórmula da sucessão presidencial [...].”

ELIAS, Rodrigo. Dossiê Café: Do cafezal ao cafezinho. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 05, Nº. 57. jun. 2010. p. 27.

Dentro do aparato descrito no trecho, estava a Comissão Verificadora das eleições no Congresso Nacional, pois não existia nessa época uma justiça eleitoral independente.

Essa Comissão Verificadora tinha como principal função:

A

o clientelismo, ou seja, criar uma rede de favores públicos ao grupo de pessoas que demonstrava fidelidade aos coronéis.

B

unir, por meio de uma coligação, os proprietários rurais de todo país em torno de um único candidato, criando apenas um opositor fantoche.

C

de trabalhar em função do Executivo e distorcer o resultado das urnas, se necessário, aprovando nomes da situação e impondo obstáculos aos opositores.

D

criar documentos falsos para eleitores, adulterar urnas e manipular a contagem dos votos.