CELESC - Engenheiro Eletricista - 2019
Questão 17
17
Q1145317
Língua Portuguesa Ortografia oficial e acentuação gráfica
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos - FEPESE
Prova: FEPESE - CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina - Analista de Sistemas - Área Desenvolvimento

Considere as frases abaixo:


1. Quando as obras acabarem, o acelerador de partículas Sirius será o equipamento mais avançado do mundo na geração de luz sincrotron. (1º parágrafo)

2. Quando estiver em funcionamento, também permitirá reconstituir o movimento de fenômenos químicos e biológicos ultrarrápidos que ocorrem na escala dos átomos e das moléculas, importantes para o desenvolvimento de fármacos e materiais tecnológicos, como baterias mais duradouras. (1º parágrafo)


Assinale a alternativa correta, com base no texto.


A

Em 1, o conector “Quando” introduz uma situação projetada para o futuro, que ocorrerá posteriormente à situação que está expressa na oração principal.

B

Em 2, a oração subordinada introduzida por “Quando” expressa uma situação delimitada como acabada e como causa da situação seguinte, expressa na oração principal.

C

Em 2, a palavra “ultrarrápidos” pode ser substituída por “super-rápidos”, sem prejuízo de significado e sem ferir as normas ortográficas da língua escrita.

D

Em 2, o vocábulo “que” é conjunção integrante que introduz uma oração subordinada substantiva que complementa sintaticamente o termo precedente.

E

Em 1 e 2, as expressões “mais avançado” e “mais duradouras” significam, respectivamente, “que vai avançar mais” e “que vão durar mais”.