CESAN - Atendente Comercial II - 2011
Questão 27
27
Q466961
História História Geral
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2011
Banca: Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA - CONSULPLAN
Prova: CONSULPLAN - CESAN - Companhia Espírito Santense de Saneamento - Auxiliar de Laboratório

Na história do povo judeu, hoje envolvido num dos mais sangrentos e longos conflitos por terra do planeta, ocorreu duas diásporas – dispersão de seus integrantes pelo mundo. A primeira aconteceu com a invasão de Jerusalém, em 586 a.C., pelo imperador babilônico Nabucodonosor e a segunda em 70 da Era Cristã, quando o general romano Tito destruiu Jerusalém e expulsou os judeus de seu território. Sobre o retorno deste povo à região denominada Palestina, é correto afirmar:

A

Foi proclamado o Estado de Israel em 1948, com o apoio significativo de cinco países árabes: Egito, Síria, Líbano, Jordânia e Turquia.

B

Embora tenha reconhecimento de grande parte da comunidade internacional, o Estado de Israel ainda não possui o reconhecimento da ONU devido ao fato deste ter incorporado terras que não lhes pertenciam historicamente, como Gaza, Península de Sinai e Cisjordânia.

C

A criação do estado ocorreu após a II Guerra Mundial, após o holocausto (massacre de cerca de seis milhões de judeus nos campos de extermínio nazistas), promovido sob significativo apoio internacional.

D

Sob a liderança de Yasser Arafat, a Organização para a Libertação da Palestina, ratificou vários acordos de paz com Israel, governado por Ariel Sharon, mas em nenhum deles o reconheceu como estado.

E

O Estado de Israel foi de fato estabelecido na década de 1970, após a onda migratória de judeus da antiga União Soviética – URSS que tiveram dificuldade de se enquadrar na nova ordem estabelecida com o fim desta nação e, por isso, retornaram em massa à “terra prometida”.