CHC UFPR - Residência emClínica Médica - Área: Medicina Intensiva - 2020
Questão 45
45
Q1631287
Medicina Medicina Intensiva
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2020
Banca: Universidade Federal do Paraná - FUNPAR NC UFPR
Prova: FUNPAR NC UFPR - CHC UFPR - Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Residência emClínica Médica - Área: Medicina Intensiva

Quanto ao manejo clínico inicial dos pacientes com hemorragia intraparenquimatosa espontânea cerebral, assinale a alternativa correta.

A

O controle da pressão arterial sistólica entre 160 a 180 mmHg resulta em melhor prognóstico neurológico e menor mortalidade quando comparados a valores mais baixos, entre 130 a 160 mmHg.

B

O uso profilático de fenitoína está associado a um melhor prognóstico neurológico devido à redução de eventos epilépticos a curto e longo prazos.

C

O controle da hipertensão intracraniana com salina hipertônica 6% está limitado ao controle do sódio sérico, o qual precisa ser mantido em valores entre 140 e 145 mEq/L, para evitar danos cerebrais.

D

Nos pacientes com hematoma em gânglios da base e sangramento intraventricular, com mais de 40 anos e história de hipertensão, deve-se solicitar angiografia visando investigar a possibilidade de aneurisma cerebral como causa base.

E

Nos pacientes em uso de antiagregantes plaquetários previamente, deve-se evitar a transfusão de plaquetas por estar associada a um pior prognóstico neurológico.