Os sistemas de distribuição consistem no suprimento de medicamentos e produtos para a saúde às unidades assistenciais do hospital, em quantidade e qualidade corretas e no tempo oportuno. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.
No sistema de distribuição coletivo, os medicamentos são distribuídos por unidade de internação para um período de 48 horas, após o farmacêutico avaliar as prescrições médicas e somar o quantitativo de cada medicamento a ser enviado.
No sistema de distribuição individualizado, os medicamentos são dispensados por paciente prontos para serem administrados pela enfermagem, de acordo com a prescrição médica, para determinado período, normalmente 24 horas.
No sistema de distribuição por dose unitária, o farmacêutico avalia a prescrição médica, elabora o registro farmacoterapêutico do paciente e dispensa os medicamentos em embalagens de dose unitária, tendo como vantagens a redução de erros de medicação e o aumento da qualidade da assistência prestada ao paciente.
No sistema de distribuição misto, ocorre uma combinação dos sistemas coletivo e individualizado, sendo o caso da dispensação dos medicamentos multidoses, como pomadas e xaropes, em que pacientes de uma mesma unidade de internação fazem uso do mesmo medicamento.
Nas farmácias satélites em centro cirúrgico e unidades de terapia intensiva, pelo fato de requererem intervenções rápidas com utilização imediata de medicamentos e materiais médico-hospitalares, deve-se adotar o sistema coletivo.