Imagem de fundo

As emergências psiquiátricas são distúrbios graves e urgentes do comportamento, afeto o...

Questão 2

As emergências psiquiátricas são distúrbios graves e urgentes do comportamento, afeto ou pensamento que deixam o paciente incapaz de lidar com situações da vida e com relacionamentos interpessoais. O indivíduo pode apresentar comportamento hiperativo ou violento, subativo ou deprimido, ou suicida, gerando a preocupação de estar em risco de se lesar ou de lesar outras pessoas. Sobre as emergências psiquiátricas, é CORRETO afirmar que:

A

Não é necessário segurança ou polícia local por perto quando o paciente está potencialmente violento.

B

É importante determinar se o paciente que está passando por uma emergência psiquiátrica se encontra sob tratamento psiquiátrico atual, de modo que possa ser feito o contato com profissionais de saúde que estão trabalhando com o paciente.

C

Não é necessária uma fonte segura para identificar os eventos que conduziram o indivíduo a uma crise, para conhecer a história da pessoa, por exemplo, se ela já possuía uma doença mental.

D

O primeiro recurso a ser utilizado em momento de crise é a contenção, que não precisa ser prescrita. A abordagem ao indivíduo, de maneira calma, confiante e firme deve ser feita posteriormente.

E

O local em que o paciente com comportamento violento estiver sendo abordado por profissional de saúde deve ter a porta mantida fechada, apenas com a presença do paciente e do profissional de saúde, sem visualização do atendimento/abordagem por outros membros da equipe