- Professor de Educação Básica - Área: Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 2018
Questão 14
14
Q1129580
Pedagogia Igualdade
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Colégio Pedro II -
Prova: Colégio Pedro II - Colégio Pedro II - Professor de Educação Básica - Área: Anos Iniciais do Ensino Fundamental

“Na sala de aula, nem todos os erros possuem o mesmo valor, e frequentemente este valor depende de quem erra e quem avalia.” (ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.) Com base na afirmação acima, assinale a opção que NÃO se adequa a uma perspectiva inclusiva de educação.

A

No erro do estudante, o professor encontra elementos para avaliar sua prática.

B

O erro indica exatamente aquilo que o estudante ainda não sabe, desde que os critérios objetivos de mensuração do conhecimento estejam bem estruturados.

C

A avaliação do erro dependerá do nível de conhecimento que o professor tem do seu estudante. Assim, o erro pode ser considerado como indicador do processo de desenvolvimento e aprendizagem.

D

A avaliação como prática de investigação compreende o erro como parte inerente ao processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, o erro assume a função de informar sobre os múltiplos conhecimentos dos estudantes.