- Professor de Educação Física - 2018
Questão 13
13
Q1129772
Educação Física Bases Teóricas e Históricas da Educação Física
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Colégio Pedro II -
Prova: Colégio Pedro II - Colégio Pedro II - Professor de Educação Física

De acordo com Castellani Filho e colaboradores, em Metodologia do ensino da educação física (2009), a abordagem de ensino denominada como crítico-superadora é entendida como “um espaço intencionalmente organizado para possibilitar a direção da apreensão, pelo aluno, do conhecimento específico da Educação Física e dos diversos aspectos das suas práticas na realidade social” (p. 86).


Nesse sentido, os autores afirmam que a aula de Educação Física na perspectiva crítico-superadora deve


A

aproximar o estudante da percepção da totalidade das suas atividades, permitindo-lhe articular uma ação com o pensamento sobre ela e com o sentido que ela tem.

B

enfatizar os conteúdos práticos da Educação Física, principalmente as técnicas e os fundamentos do desporto escolar.

C

preparar o estudante física e psicologicamente para o mercado de trabalho, pois este é um dos principais objetivos da escola segundo os PCN.

D

buscar conteúdos que não estão inseridos na realidade social do estudante com o intuito de ampliar a gama de conteúdos a que este terá acesso.