CRB 15 Regiao - Assistente Administrativo - 2016
Questão 30
30
Q1485530
Atualidades e Conhecimentos Gerais Mundo
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Instituto Quadrix - Quadrix
Prova: Quadrix - CRB 5 Regiao - Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região - Assistente Administrativo

A Coreia do Norte anunciou, em 06 de janeiro, ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio (a bomba H ou bomba termonuclear). O uso da arma ainda não foi confirmado por outros países, mas foi registrado um terremoto na área onde os norte-coreanos já fizeram outros testes nucleares. Segundo autoridades da Coreia do Sul, ele foi provocado artificialmente por uma explosão.

(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/01/perguntas-e-respostassobre- possivel-teste-de-bomba-h-na-coreia-do-norte.html)


Sobre o tema, leia as afirmativas e assinale a incorreta.

A

Especialistas apontam, em unanimidade, que a destruição de detonação de uma bomba de hidrogênio causaria efeitos bem piores do que a bomba atômica.

B

O teste ocorreu nas instalações nucleares de Punggyeri, em uma região isolada e montanhosa do nordeste do país, a 100 km da fronteira com a China e a 200 km da fronteira russa.

C

A Coreia do Norte já fez outros três testes com bombas nucleares, entre 2006 e 2013. Eles usaram bombas atômicas de primeira geração, por fissão nuclear, menos complexas de produzir.

D

EUA e Rússia são exemplos de países que já usaram ou testaram a bomba H. Porém, armas termonucleares nunca foram efetivamente usadas em guerras.

E

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Tratado de Não Proliferação Nuclear em 1968. A Coreia do Norte era signatária, mas abandonou o tratado em 2003, após admitir ter um programa secreto de enriquecimento e de expulsar inspetores da ONU. Em agosto de 2015, a ONU cobrou a assinatura de um tratado que proíbe os testes nucleares. A Coreia do Norte assinou o tratado na Assembleia Geral, mas ainda não ratificou.