DCTA - Técnico - Área Segurança do Trabalho - 2013
Questão 39
39
Q668543
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2013
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista - VUNESP
Prova: VUNESP - DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - Técnico - Área Segurança do Trabalho

A respeito dos equipamentos utilizados em espaços confinados para o monitoramento e avaliação ambiental de gases e vapores, é correto afirmar que

A

em áreas classificadas, os equipamentos devem estar certificados ou possuir documento contemplado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

B

as avaliações atmosféricas iniciais devem ser realizadas com equipamentos calibrados, junto ao trabalhador dentro do espaço confinado, antes de se iniciarem os trabalhos.

C

os equipamentos devem ser intrinsecamente seguros, isto é, possuir circuito eletrônico no qual nenhuma centelha produzida, nas condições normais de operação e de falha especificadas, seja capaz de causar ignição de uma determinada atmosfera explosiva.

D

ao se utilizar tubos colorimétricos, específicos para cada substância, as amostras devem ser coletadas em tempos regulares para posteriormente se calcular a média aritmética das concentrações obtidas.

E

se utilizam equipamentos de leitura direta, intrinsecamente seguros, providos de alarme, calibrados e protegidos contra emissões eletromagnéticas ou interferências de radiofrequência.