Imagem de fundo

Com relação ao desenvolvimento das ideias do texto, assinale a opção correta.

Questão 1

Com relação ao desenvolvimento das ideias do texto, assinale a opção correta.

A

Para demonstrar a complexidade de sistemas a que os seres humanos pertencem, o autor menciona o sistema menos compreensível, o corpo, e o mais compreensível, do qual faz parte o sistema solar.

B

No último período do texto, o autor utiliza a expressão coloquial “ainda por cima”(l.21 e 22) para incluir mais uma razão para a impossibilidade de desistirmos da “louca aventura”(l.21).

C

Ao fazer um acréscimo por meio da oração “ou enquanto você lê”(l.12), o autor do texto cria um paradoxo, visto que a expressão temporal enfática “Agora mesmo”(l.11), cujo sentido é preciso, passa a ter não apenas uma, mas duas referências de tempo: o momento da escrita e o momento da leitura do texto.

D

Os fatos que ocorrem com os seres humanos a cada segundo são objetivamente descritos em linguagem denotativa e formal, excetuando-se o emprego do termo “aos milhões”(l.14), que expressa ênfase resultante do exagero da signifi cação linguística.

E

No período “Coisas espantosas (...) existirmos”(l.9 a 11), o autor estabelece uma relação de causa e efeito em que a causa é inerente à própria existência humana, o que torna o efeito irreversível.