DNPM - Analista Administrativo - Área: Biblioteconomia - 2010
Questão 39
39
Q1585372
Biblioteconomia Serviço de referência
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2010
Banca: MOVENS Instituto -
Prova: MOVENS Instituto - DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral - Analista Administrativo - Área: Biblioteconomia

O serviço de referência digital é uma ferramenta de intermediação entre os recursos informais disponíveis na internet e os usuários. Tem como objetivo prestar assistência ao usuário no direcionamento de questões que se referem às fontes de informações da web e/ou a outras fontes. Acerca do serviço de referência digital, assinale a opção correta.

A

A tecnologia de salas de bate-papo oferece uma sala virtual onde apenas um usuário pode entrar para trocar mensagens com o bibliotecário.

B

A tecnologia de videoconferência não é recomendada para o serviço de referência digital, pois esse recurso não se compara ao atendimento prestado pessoalmente na biblioteca.

C

As tecnologias do chat permitiram as mensagens instantâneas trocadas via web, que são uma das ferramentas utilizadas como forma de oferecer serviços de referência on-line.

D

No Brasil, o serviço de referência digital já está bastante consolidado e existe em quase todas as bibliotecas.

E

O serviço de referência virtual via correio eletrônico tem o seu custo elevado e requer tecnologia especial tanto para o bibliotecário como para o usuário.