DPE TO - Analista em Gestão Especializado - Serviço Social - 2012
Questão 67
67
Q1102495
Serviço Social Serviço Social e proteção social
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2012
Banca: Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal de Tocantins - COPESE UFT
Prova: COPESE UFT - DPE TO - Defensoria Pública do Estado de Tocantins - Analista em Gestão Especializado - Serviço Social

Segundo Iamamoto “nas duas últimas décadas, uma das tônicas da produção acadêmica tem sido a relação do Serviço Social com o Estado, mediada pelas políticas públicas”. Sobre esse debate no âmbito acadêmico está presente um dilema que se revela em duas faces:

A

De um lado, inicialmente se operou um relativo obscurecimento das transformações operadas na sociedade civil; de outro, redundou uma relação mimética entre Serviço Social e política social.

B

De um lado trouxe uma importante inserção do Serviço Social no âmbito das políticas públicas; de outro beneficiou a qualificação apenas técnica para melhor execução das políticas públicas.

C

De um lado, rompeu com a perspectiva althusseriana das instituições enquanto aparelho ideológico do Estado; de outro a profissão se viu melhor capacitada para dar respostas pontuais às demandas.

D

De um lado o Serviço Social avançou em direção à qualificação técnica; de outro se viu obrigado a retroceder na discussão em âmbito acadêmico.