As lipoproteínas são agregados macromoleculares que transportam triglicerídios e colesterol no sangue. Esses complexos são constituídos por quantidades variáveis de colesterol e seus ésteres, triglicerídeos, fosfolipídios e apoproteínas, sendo solúveis no plasma devido à natureza hidrófila da parte proteica. Com relação às lipoproteínas e sua classificação, assinale a alternativa correta.
As apolipoproteínas (também denominadas apoproteínas) são proteínas hidrofílicas intercaladas no revestimento superficial de lipoproteínas
A principal apolipoproteína das HDL é a apoB. E o metabolismo dessas ocorre no interior da circulação, onde são ativados para fornecer triglicerídios ao músculo e ao tecido adiposo.
A superfície das lipoproteínas é composta de uma monocamada de moléculas de fosfolipídios e colesterol não-esterificado. Esses lipídios polares formam um revestimento que protege um cerne hidrofóbico de triglicerídios e ésteres de colesterol não-polares contra a sua interação com o ambiente aquoso do plasma.
Dentro de uma perspectiva metabólica, as partículas de lipoproteína podem ser divididas em lipoproteínas que participam no aporte de moléculas de triglicerídios ao músculo e tecido adiposo, LDL e VLDL, e as lipoproteínas envolvidas primariamente no transporte do colesterol, o quilomícrons.
A LDL e VLDL podem atuar também como reservatórios para apolipoproteínas intercambiáveis no plasma, incluindo a apoAI, a apoCII e a apoE.