O trifosfato de adenosina (ATP) é, frequentemente, denominado doador universal de energia e serve para acoplar a energia liberada pela quebra dos nutrientes numa forma de energia utilizável necessária a todas as células. O exercício muscular requer um suprimento constante de ATP para fornecer a energia necessária à contração. Sobre as vias metabólicas capazes de produzir ATP analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A formação de ATP pela degradação do fosfato de creatina constitui-se no método mais simples e consequentemente mais rápido de produção de ATP envolvendo a doação de um grupo de fosfato e de sua ligação energética do fosfato de creatina para o ADP, formando o ATP.
II. Uma segunda via metabólica capaz de produzir ATP rapidamente, sem o envolvimento de O2, é denominada glicólise. A glicólise envolve a degradação de glicose ou do glicogênio para formar duas moléculas de ácido pirúvico ou de ácido lático.
III. A produção anaeróbia de ATP ocorre no interior das mitocôndrias e envolve a interação de duas vias metabólicas cooperativas sendo estas o ciclo de Krebs e a cadeia de transporte de elétrons.
De acordo com Powers e Howley (2005) estão corretas as alternativas:
Somente I e II
Somente I e III
Somente II e III
Somente I
Somente II