EBSERH - Residência em Enfermagem - 2021
Questão 29
29
Q1476118
Enfermagem Saúde da Criança
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Instituto AOCP -
Prova: Instituto AOCP - EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH - Residência em Enfermagem

Sobre a pele do recém-nascido (RN), assinale a alternativa correta.

A

Milium sebáceo são manchas azul-acinzentadas localizadas preferencialmente no dorso e nas regiões glútea e lombossacra. Traduz imaturidade da pele na migração dos melanócitos, estando relacionado a fatores raciais.

B

Vérnix caseoso é a denominação dada aos pelos finos que costumam recobrir a região do ombro e da escápula, encontrados de forma mais abundante nos RNs prematuros; desaparecem em alguns dias.

C

Impetigo é a infecção piogênica, mais comumente causada por Staphylococcus aureus. Inicia-se com lesões eritematosas puntiformes as quais, em um ou dois dias, evoluem para vesículas, que, a seguir, se pustulizam ou tornam-se bolhas.

D

Manchas mongólicas estão presentes em 40% dos RNs. Manifestam-se por pequenos pontos brancos (menor que 1mm), localizados na base do nariz, queixo e fronte, devido à distensão e obstrução das glândulas sebáceas, decorrentes da ação do estrógeno materno.

E

Os RNs prematuros, entre 34 e 36 semanas, costumam estar recobertos por material gorduroso e esbranquiçado, o lanugo, cujas funções primordiais são a proteção da pele e o isolamento térmico.