ES - Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais - 2020
Questão 48
48
Q1263186
Línguas (Outras) Libras
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2020
Banca: Instituto AOCP -
Prova: Instituto AOCP - ES - Prefeitura de Cariacica - Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais

Existem muitas discussões sobre educação inclusiva de surdos. Vários autores discorrem sobre esse tema, geralmente defendendo dois pontos distintos dessa questão. Uma primeira discussão se dá no sentido de que, considerando a especificidade linguística do aluno surdo, seria mais vantajoso que ele frequentasse escolas só para surdos, pois isso facilitaria a identificação com seus pares surdos, cultura surda e afins. Em outro ponto, encontramos a discussão de que, em uma escola só de surdos, esses alunos estariam “excluídos” do convívio social com a diversidade humana encontrada no ambiente de uma escola regular. Dessa forma, seria vantajosa a experiência do surdo no cotidiano escolar, ao lado de colegas ouvintes. A escola, assim, é entendida como um espaço de respeito e de tolerância para com os diferentes. Considerando, então, a primeira discussão e a especificidade linguística dos alunos surdos, assinale a alternativa que mais apresenta, de forma sucinta, o posicionamento dos referidos autores.

A

“Didaticamente falando, sempre será vantajoso para o aluno surdo estar entre alunos ouvintes”.

B

“A qualidade do conteúdo aprendido por um aluno surdo em uma sala junto com ouvintes é inquestionável”.

C

“Mesmo que os conteúdo sejam trabalhados em outra língua, é fácil que o aluno surdo aprenda”.

D

“O aluno surdo não pode apreender um conteúdo transmitido em uma língua que ele não domina”.