Imagem de fundo

[…] o ritmo histórico da Idade Média foi se acelerando, e com ele nossos conhecimentos ...

Questão 35

[…] o ritmo histórico da Idade Média foi se acelerando, e com ele nossos conhecimentos sobre o período. Sua infância e adolescência cobriram boa parte de sua vida (séculos IV-X), no entanto as fontes que temos sobre elas são comparativamente poucas. Sua maturidade (séculos XI-XIII) e senilidade (século XIV-XVI) deixaram, pelo contrário, uma abundante documentação.


(Hilário Franco Júnior, A Idade Média, nascimento do ocidente)


Segundo Franco Júnior, na Baixa Idade Média (século XIV-meados do século XVI), em relação aos trabalhadores rurais, a crise do século XIV

A

permitiu que os servos da gleba ganhassem o direito, com a decisiva anuência da Igreja, de romper as relações com seus senhores feudais e estabelecer novas relações com outros senhores de terra, em especial nas regiões que receberam a presença dos invasores árabes.

B

manifestou-se de dupla forma: com o retrocesso demográfico e econômico acelerou o processo de recuo da servidão e o ressurgimento de um campesinato livre; e, em certas regiões, sobretudo na Inglaterra, o campesinato viu-se diante do revigoramento dos laços de dependência.

C

potencializou vários acordos dos camponeses com os senhores feudais, a partir da mediação eclesial e dos nascentes Estados Nacionais, que diminuíram o rigor e a amplitude das obrigações servis, o que permitiu um acesso mais fácil às terras em toda a Europa Oriental.

D

reforçou, especialmente nas nações formadas na península Ibérica, os laços de dependência dos servos em relação aos senhores feudais, que passaram a exigir novas obrigações senhoriais, além de estender, para o espaço urbano, mecanismos de exploração do trabalho.

E

reforçou uma estrutura social caracterizada pela existência de ordens, com frágeis mecanismos de mobilidade, condição derivada de uma doutrina da Igreja que preconizava que a cada homem cabia seguir o destino atribuído pela vontade divina, ou seja, ou rezar, ou guerrear ou trabalhar.