Imagem de fundo

O projeto contemporâneo da saúde mental para o SUS inclui o território como uma categor...

Questão 14

O projeto contemporâneo da saúde mental para o SUS inclui o território como uma categoria central para a transformação e avaliação do seu modelo de atenção, além de um importante indicador de qualidade da rede e do tipo de mudança na lógica do cuidado que vem sendo proposta no contexto da reforma psiquiátrica brasileira. Sobre a noção de território em sua articulação entre a saúde mental e a saúde da família:

I) A articulação entre saúde mental e saúde da família é inexistente uma vez que a primeira está focada nos sintomas que cada indivíduo apresenta e a segunda está atenta aos agravos em saúde de uma área adscrita.

II) O conceito de território pode ser entendido como espaços vividos que materializam a história de pessoas e de lugares, por meio da cultura, dos movimentos sociais e das forças políticas em conflito.

III) A noção de território pode ser entendida como um conceito estratégico, categoria central para a construção de um modelo de atenção em saúde mental no qual constitua importante indicador de qualidade do cuidado, a depender da maior ou menor interação entre usuários, comunidade e equipes.

IV) O uso do território na atenção a saúde mental pode reconstruir a história dos sujeitos em situação de sofrimento, por meio da incorporação de dispositivos territorializados que eles próprios constroem e utilizam no dia a dia. Tais dispositivos, presentes na saúde da família, podem ser reconstruídos e ressignificados para criar espaços de diálogo, criação e de produção de sentidos.

Assinale as alternativas INCORRETAS:

A

apenas IV.

B

IV e II.

C

apenas I.

D

I e III.