Imagem de fundo

Os testes ortopédicos específicos são parte fundamental na avaliação ortopédica e têm c...

Questão 30

Os testes ortopédicos específicos são parte fundamental na avaliação ortopédica e têm como objetivo sobrecarregar as estruturas teciduais patologicamente atingidas, sendo parte integrante para o fechamento do diagnóstico. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

A

Os testes de Barlow, Bardens e Ortolani são utilizados para verificação de lassidão do quadril, nos quais é estimulada a subluxação coxofemoral, servindo como base clínica para o diagnóstico da displasia coxofemoral.

B

O teste de compressão tibial é utilizado para diagnosticar luxação patelar de graus leves, podendo ser realizado com o paciente em estação ou em decúbito lateral. Uma das mãos faz a flexão do jarrete, enquanto o joelho é mantido imóvel na outra mão, sendo verificado o deslocamento patelar do sulco troclear.

C

O teste de gaveta cranial é realizado com o paciente em decúbito lateral, onde o examinador apreende firmemente o fêmur e a tíbia, uma mão estabiliza o fêmur e a outra move a tíbia cranial e caudal para a verificação do deslocamento da tíbia em relação ao fêmur. É utilizado para o diagnóstico de ruptura de ligamento cruzado cranial, quando houver um deslocamento cranial da tíbia em relação ao fêmur além dos 0 a 2 mm esperados no joelho normal.

D

Para o exame específico da luxação patelar, o paciente deverá estar em decúbito lateral. A patela deverá ser localizada por palpação e, com o membro estendido, é feita a verificação do grau de estabilidade; caso a patela seja deslocada por pressão ou não estiver no sulco troclear, o diagnóstico será de luxação patelar.