O Teste Laboratorial Remoto (TLR), também conhecido como teste rápido, teste à beira do leito e, em inglês, Point Of Care (POCT), é utilizado como triagem, diagnóstico ou acompanhamento de uma doença. Seu objetivo primário é disponibilizar o resultado de um exame nas situações em que a rapidez representa um fator determinante para a decisão clínica. Sobre os testes rápidos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os TLR são testes nos quais a execução, leitura e interpretação do resultado ocorrem em alguns minutos, sem a necessidade de serem realizados em uma estrutura laboratorial clínica.
( ) Um dos problemas pré-analíticos que podem resultar na alteração dos resultados do TLR é o transporte das amostras. A realização imediatamente após a coleta minimiza ou exclui a perda da estabilidade da amostra, motivo pelo qual caracteriza uma das vantagens do TLR em comparação às metodologias de referência.
( ) Todo TLR possui um controle de qualidade inserido no dispositivo a fim de garantir a leitura do resultado com segurança. A metodologia do teste é quimiluminescência direta e, para a manipulação, há necessidade de um profissional treinado e capacitado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – V – F.
V – F – V.
V – V – F.
F – F – V.