A finalidade do trabalho desempenhado pelo arquivista é preservar os documentos de valor permanente e apoiar a pesquisa. Para tanto, faz-se necessário implementar a plataforma de acesso e difusão, considerada um ambiente de interação entre o público e o acervo. Essa plataforma é capaz de democratizar o acesso á informação e viabilizar o exercício da cidadania plena. Considerando a necessidade de acesso e difusão dos arquivos via plataformas digitais, marque a alternativa INCORRETA:
Deve haver interoperabilidade entre a plataforma de acesso e difusão e as plataformas de gestão e de preservação. Dessa forma, o usuário tem acesso direto e irrestrito aos documentos armazenados nos sistemas de gestão e no repositório digital. Para sua comodidade, é possível que o usuário estabeleça pontos de acesso (temas), que facilitam a recuperação das informações.
O acesso não se restringe às informações e documentos custodiados. Ou seja, contempla a difusão das práticas, incluindo: manuais de gestão, plano de classificação, tabela de temporalidade, legislação, normas internas, sistemas informatizados, formas de atendimento e procedimentos de registro (transferência, recolhimento e descarte).
Ao usuário não importa onde a informação está armazenada, apenas busca conteúdos de seu interesse. Assim, surge a importância de implementar sistemas de informação, munidos de recursos técnicos e materiais adequados para atender às demandas.
Os preservadores prestam serviços de referência a diferentes perfis de usuários. No entanto, é preciso fazer uso de métodos mais simples voltados ao público geral, que, por vezes, não possui um computador, ou que possui equipamento simples apenas com softwares básicos. Para satisfazer tais necessidades, pode ser preciso que o preservador realize processamentos adicionais ou crie ferramentas de apoio.
A navegação multinível permite que os usuários visualizem os diferentes níveis da estrutura do acervo, desde a coleção/fundo, até o item documental. Essa organização hierárquica perpassa por agrupamentos lógicos desses conteúdos, de modo que é possível visualizar o contexto e o vínculo arquivístico dos documentos.