Sobre a fisiologia adrenal, assinale a alternativa correta.
O cortisol é um glicocorticoide produzido na zona glomerulosa sob o estímulo do hormônio adrenocorticotrófico hipofisário (ACTH).
A aldosterona é secretada pela zona fasciculada sob o controle de três principais secretagogos: angiotensina II, potássio e em maior extensão hormônio adrenocorticotrófico hipofisário.
O córtex tem uma origem embrionária semelhante à das gônadas. É constituído por três zonas histológicas, denominadas de acordo com a disposição das células secretoras: zona glomerulosa, zona fasciculada e zona medular.
Os efeitos dos glicocorticoides podem ser impedidos por inibidores da transcrição (actinomicina D) ou da tradução (polimicina).
O córtex suprarrenal deriva do mesotélio celômico situado entre o mesentério ventral e o esboço gonádico.