Assinale a alternativa INCORRETA considerando as etapas de limpeza no Centro Cirúrgico.
Limpeza concorrente: executada no término de cada cirurgia. Envolve procedimentos de retirada dos artigos sujos da sala, limpeza das superfícies horizontais dos móveis e equipamentos.
Limpeza preparatória: realizada antes do início das cirurgias programadas do dia. Remover as partículas de poeira nas superfícies dos mobiliários, focos cirúrgicos e equipamentos com solução detergente ou desinfetante (álcool 70%), com um pano úmido e branco.
Limpeza operatória: realizada no turno cirúrgico, consistindo apenas na remoção da poeira de todo mobiliário da sala utilizando um pano comum embebido em agente químico Digluconato de Clorexidina 2% de amplo espectro para que não ocorra secagem da superfície e disseminação contaminando o ar.
Limpeza terminal diária: realizada após a última cirurgia programada do dia. Envolve todos os procedimentos da limpeza concorrente, acrescentados à limpeza de todos os equipamentos, acessórios e mobiliários, pisos e paredes da SO.
Limpeza terminal periódica: envolve itens cuja frequência de limpeza não necessita ser diária, por não se sujar com facilidade e/ou por não estarem diretamente relacionados com a infecção direta do sítio cirúrgico. Dessa forma, rotinas de limpeza com periodicidades maiores podem ser estabelecidas. É o caso das superfícies verticais, janelas, portas, teto, grades de entrada e saída do ar-condicionado, armários que permanecem fechados dentro e fora da sala de operação.