Imagem de fundo

A sialolitíase é uma doença obstrutiva das glândulas salivares pela formação de cálculo...

Questão 35

A sialolitíase é uma doença obstrutiva das glândulas salivares pela formação de cálculos. Em relação ao diagnóstico e ao tratamento, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O diagnóstico pode ser feito clinicamente e confirmado radiograficamente por meio de radiografias convencionais, ultrassonografias, tomografia computadorizada ou tomografia computadorizada cone beam, sialografia ou sialoendoscopia.

( ) A palpação extrabucal bimanual da glândula submandibular na região do triângulo submandibular e intrabucal na região posterior do assoalho de boca para estimular o fluxo salivar, associada ao exame do ducto e de seu orifício, não pode ser utilizada para revelar ausência completa do fluxo salivar ou presença de material purulento no orifício ductal.

( ) O tratamento para cálculos submandibulares anteriores pode ser através de abertura ductal após dilatação do orifício ou através de incisão no assoalho bucal para exposição do ducto e cálculo. Nessa última técnica, em conjunto com a remoção do(s) cálculo(s), é realizada uma sialoductoplastia, que elimina muitos dos fatores que contribuem para a formação do cálculo. O comprimento do ducto é diminuído e a abertura torna-se maior.

( ) Os cálculos posteriores em glândulas submandibulares são aqueles que se localizam após uma linha transversa que passa através do arco mandibular entre os primeiros molares inferiores. Quando esses não podem ser palpados por via intrabucal, pode ser necessária uma cirurgia extrabucal para remoção do(s) cálculo(s), mas sem remoção da glândula.

( ) A remoção dos sialolitos da glândula parótida, independentemente da localização destes, é realizada mais frequentemente através de cirurgia extrabucal.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A

V – V – V – F – V.

B

V – F – V – F – F.

C

V – F – F – V – F.

D

F – V – F – V – F.

E

F – F – V – F – V.