Imagem de fundo

Em relação às dermatoses parasitárias, assinale a alternativa correta.

Questão 24

Em relação às dermatoses parasitárias, assinale a alternativa correta.

A

A pediculose do púbis é causada pelo Pthirus pubis que parasita os pelos da região genitoanal e, eventualmente, de coxas, tronco, axilas, barba, cílios, supercílios e margens do couro cabeludo. Ao contrário das demais pediculoses, não costuma cursar com prurido.

B

A tungíase é ocasionada pela Tunga penetrans e seu tratamento de escolha consiste no uso de ivermectina 200 μg/Kg de peso em dose única.

C

A cimidíase provoca lesões urticadas, pruriginosas, muitas vezes em disposição linear. As picadas ocorrem mais comumente em face, pescoço, braços e mãos. Podem ocorrer lesões à distância por sensibilização, inclusive lesões bolhosas.

D

Os quadros mais graves de miíase cavitária são causados pela espécie D. hominis e tem como tratamento padrão a retirada das larvas e o uso de ivermectina a 1% em propilenoglicol.

E

O agente etiológico mais frequente da larva migrans cutânea é o Ancylostoma caninum. A clínica consiste na presença de lesões lineares, salientes, eritematosas e serpiginosas, sendo as áreas mais afetadas tronco, axilas e pênis.