“O Sistema Organizacional é definido como o sistema processador que converte diversas entradas de recursos recebidos de sistemas fornecedores, em saídas de produtos e serviços que são fornecidos para sistemas receptores. Por sua vez, Sistema de Medição de Desempenho Organizacional é entendido como o conjunto de pessoas, processos, métodos, ferramentas e indicadores, estruturado para coletar, descrever e representar dados, a fim de gerar informações sobre múltiplas dimensões de desempenho para usuários de diferentes níveis hierárquicos. Com base nas informações geradas, os usuários podem avaliar o desempenho de equipes, atividades, processos e o próprio Sistema Organizacional, para tomar decisões e executar ações para a melhoria do desempenho.”
(CLARK, 1995; BITITCI et al, 2000; NEELY et al, 2002; FIGUEIREDO, 2003. P. 58.)
É sabido que os indicadores de desempenho organizacional estão intrínseca e diretamente ligados ao Sistema de Medição de Desempenho Organizacional e podem ser classificados em quatro tipos: indicadores estratégicos; indicadores de eficiência (produtividade); indicadores de eficácia (qualidade); e, indicadores de capacidade. Considerando as características de cada um dos indicadores, analise as afirmativas a seguir.
I. Os indicadores estratégicos informam o quanto a organização se encontra na direção da consecução de sua visão de futuro e refletem o seu desempenho frente aos fatores críticos para o seu êxito.
II. Medir a proporção de recursos consumidos em relação às saídas dos processos produtivos é característica inerente dos indicadores de eficiência.
III. Os indicadores de eficácia estão focados nas medidas de satisfação dos clientes e nas características dos produtos e/ou serviços. Medem como o produto e/ou serviço é percebido pelos usuários e a sua capacidade do processo em atende-los.
IV. Medir a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre saídas dos produtos por unidade de tempo é característica típica dos indicadores de capacidade.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.