HU UFJF - Residência em Saúde da Família - Área: Enfermagem - 2019
Questão 14
14
Q1350439
Enfermagem Câncer de mama
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Prova: UFJF - HU UFJF - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Residência em Saúde da Família - Área: Enfermagem

A estratégia brasileira para controle do câncer de mama está definida no Documento de Consenso (INCA, 2004). Conforme o Consenso, a mamografia e o exame clínico das mamas (ECM) são os métodos preconizados para o rastreamento de câncer de mama na rotina de atenção integral à saúde da mulher.

BRASIL. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Cadernos de Atenção Básica, 13. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

As afirmativas abaixo são recomendações para rastreamento do Câncer de Mama adotadas nos serviços de atenção básica, EXCETO:

A

Para as mulheres de 40 a 49 anos, a recomendação brasileira é o exame clínico anual e a mamografia diagnóstica em caso de resultado alterado.

B

A recomendação para as mulheres de 50 a 69 anos é a realização de mamografia a cada dois anos e do exame clínico das mamas anual.

C

Em mulheres com 75 anos ou mais, não existem evidências suficientes sobre possíveis benefícios e danos do rastreamento mamográfico, sendo por isso indicada sua realização semestral.

D

A mamografia é o único exame utilizado para rastreamento, com capacidade de detectar lesões não palpáveis e causar impacto na mortalidade por câncer de mama, sendo por isso o exame de imagem recomendado para o rastreamento do câncer de mama no Brasil.

E

A recomendação para o rastreamento de mulheres com risco elevado de câncer de mama, é que a rotina de exames deve se iniciar aos 35 anos, com exame clínico das mamas e mamografia anuais.