HU UFJF - Residência em Saúde da Família - Área: Enfermagem - 2019
Questão 16
16
Q1350443
Enfermagem Câncer de colo do útero
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Prova: UFJF - HU UFJF - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Residência em Saúde da Família - Área: Enfermagem

O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contíguos ou a distância.

BRASIL. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Cadernos de Atenção Básica, 13. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Sobre este tipo de câncer, é CORRETO afirmar:

A

Com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é tipo de câncer mais comum entre as mulheres.

B

As lesões precursoras do câncer do colo do útero normalmente são sintomáticas, podendo ser detectadas por meio da realização periódica do exame citopatológico e confirmadas por testes sorológicos.

C

Os testes moleculares de detecção de DNA-HPV oncogênico estão sendo estudados como método de rastreamento, por apresentarem maior especificidade e menor custo efetivo para a rede assistencial.

D

O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico, e o intervalo entre os exames deve ser anual.

E

A infecção pelo HPV é um fator necessário, mas não suficiente para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.