O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contíguos ou a distância.
BRASIL. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Cadernos de Atenção Básica, 13. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
Sobre este tipo de câncer, é CORRETO afirmar:
Com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é tipo de câncer mais comum entre as mulheres.
As lesões precursoras do câncer do colo do útero normalmente são sintomáticas, podendo ser detectadas por meio da realização periódica do exame citopatológico e confirmadas por testes sorológicos.
Os testes moleculares de detecção de DNA-HPV oncogênico estão sendo estudados como método de rastreamento, por apresentarem maior especificidade e menor custo efetivo para a rede assistencial.
O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico, e o intervalo entre os exames deve ser anual.
A infecção pelo HPV é um fator necessário, mas não suficiente para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.