HU UFJF - Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar - Área: Enfermagem - 2019
Questão 42
42
Q1350374
Enfermagem Câncer de mama
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Prova: UFJF - HU UFJF - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar - Área: Enfermagem

O tratamento para o câncer mamário é iniciado após uma avaliação completa da mulher, de intervenção complexa, em função da diversidade dos tipos de câncer e da resposta do mesmo. As modalidades de tratamento incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia e medicamentos bloqueadores de hormônios, que podem ou não estar associados.

Sobre as terapias para o tratamento de câncer mamário, marque a alternativa INCORRETA:

A

A quimioterapia é um tratamento sistêmico, que se segue ao tratamento cirúrgico instituído, sendo denominada de adjuvante. A sua recomendação deve basear-se no risco de recorrência, ou seja, quando a mulher se inclui num grupo de maior risco e/ou em curto prazo poder desenvolver metástase.

B

A hormonioterapia ou terapia hormonal é empregada para manejar tumores que possuem receptores hormonais de estrógeno ou progesterona positivos. Nessa terapia, bloqueia-se a utilização dos hormônios pelos tumores, impedindo seu crescimento.

C

A radioterapia deve ser aplicada em toda a mama da paciente, após cirurgia conservadora ou na redução do tamanho do tumor. A indicação independe dos fatores tais como: tipo histológico, idade, utilização de quimioterapia, hormonioterapia, ou margens cirúrgicas livres de comprometimento neoplásico.

D

De acordo com as suas finalidades, o tratamento do câncer de mama pode ser neoadjuvante - também denominado secundário - quando indicado para se obter a redução parcial do tumor, visando permitir uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia.

E

A realização da quimioterapia primária ou neoadjuvante tem início antes do tratamento locorregional de um tumor, de modo a reduzi-lo depois de alguns ciclos de tratamento e abrir a possibilidade de se fazer cirurgia posterior conservadora.