HU UFJF - Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Área: Enfermagem - 2019
Questão 35
35
Q1351613
Enfermagem Saúde Mental
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Prova: UFJF - HU UFJF - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Área: Enfermagem

As mudanças nas políticas de saúde mental, com ênfase no tratamento extra-hospitalar, levaram ao aumento do número de pacientes na comunidade sujeitos a recaídas, por vezes repetitivas, demandando o uso crescente dos serviços de emergências psiquiátrica (SEPs) para o manejo do paciente em crise. Sobre esses serviços, analise as assertivas abaixo:

(BARROS, R.E.M.; TUNG, T.C.; MARI, J.J. Serviços de emergência psiquiátrica e suas relações com a rede de saúde mental brasileira. Rev. Bras. Psiquiatr., v. 32, supl. 2, out, 2010)

I- Os SEPs além de realizar triagem de casos para internação, passaram também a estabilizar e instituir o tratamento de casos agudos, além de proporcionar suporte psicossocial.

II- Os SEPs além de atuarem como principal porta de entrada no sistema para os pacientes psiquiátricos e organizarem o fluxo das internações, contribuíram para a redução de admissões hospitalares desnecessárias. No entanto, o serviço dificultou a comunicação entre as diversas unidades do sistema de saúde, fragmentando a assistência.

III- O objetivo dos SEPs é um atendimento rápido e ágil, buscando caracterizar aspectos diagnósticos, etiológicos e psicossociais do quadro apresentado pelo paciente, viabilizando seu tratamento em curto prazo e definindo o tipo de tratamento ao qual o paciente seria mais bem cuidado em médio e longo prazos.

IV-A maioria dos casos de primeiro surto psicótico tem seu primeiro atendimento realizado em SEPs. Desse modo, os SEPs podem assumir um papel importante no atendimento prioritário dos casos agudos de transtornos psicóticos, transtornos do humor, transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas e transtornos de personalidade.

V- Uma das características dos SEPs é a alta rotatividade de pacientes, o que permite diagnósticos mais precisos, evita encaminhamentos para internação integral, além da diminuição de reinternações.

Marque a opção CORRETA:

A

I, III, IV são verdadeiras.

B

II, III, V são verdadeiras.

C

I, IV, V são verdadeiras.

D

I, II, III são verdadeiras.

E

I, II, IV são verdadeiras.