HU UFJF - Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Área: Enfermagem - 2019
Questão 39
39
Q1351620
Enfermagem Saúde Pública / Saúde coletiva
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Prova: UFJF - HU UFJF - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Área: Enfermagem

O trabalho com grupos na Atenção Básica associado ao campo da saúde mental pode superar o aspecto da normalização do cuidado a pacientes com sofrimento emocional significativo.

(BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 176 p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 34)

Com relação aos grupos na Atenção Básica, marque a alternativa CORRETA:

A

O profissional deve privilegiar a participação ativa dos integrantes com agravos ou sofrimento psíquico de grau leve, incitando-os a contribuírem com a tarefa grupal.

B

O profissional deve evitar de colocar o grupo como local de abordagem, mas enfatizar o grupo como lugar de encontro entre sujeitos.

C

O profissional deve evitar a diversidade grupal, sendo recomendado a formação de grupos por tipologia de agravos ou sofrimento psíquico.

D

O profissional deve evitar grupo com viés terapêutico e priorizar grupos com viés preventivo/educativo.

E

O profissional deve conduzir o grupo mostrando para os participantes que o sofrimento psíquico está enclausurado ao diagnóstico.