HU UFJF - Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Área: Psicologia - 2019
Questão 14
14
Q1359207
Psicologia Psicopatologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Prova: UFJF - HU UFJF - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Área: Psicologia

O transtorno de ansiedade é talvez a patologia que engloba o maior número de manifestações físicas e mentais. Dentre esses, podemos citar o transtorno de pânico, transtornos fóbicos, transtorno obsessivo compulsivo, o transtorno de estresse pós-traumático, a hipocondria (HETEM e GRAEFF, 2004).

Considerando o enunciado acima podemos afirmar, EXCETO:

A

No transtorno obsessivo compulsivo, as obsessões consomem tempo, causando sofrimento acentuado ou prejuízo significativo, uma vez que se apresentam como ideias e pensamentos persistentes, que provocam ansiedade e sofrimento.

B

O transtorno de estresse pós-traumático caracteriza-se pelo desenvolvimento de sintomas característicos, após a exposição à situação de estresse extremo, por evento experienciado e/ou testemunhado que envolva morte, ferimento grave ou ameaça à própria integridade física.

C

Os ataques de pânico manifestam-se por meio de períodos limitados de ataques repentinos de intensa apreensão, medo ou terror, frequentemente associados com sensação de perigo ou de destruição iminente.

D

Pessoas com transtorno de ansiedade grave apresentam desempenho profissional satisfatório, sendo capazes de se adaptarem às condições de trabalho, não havendo prejuízo nas relações sociais.

E

O transtorno fóbico é caracterizado pelo comportamento de evitação persistente. O temor é reconhecido como irracional e injustificado em relação à real periculosidade do objeto, atividade ou situação.