O transtorno de ansiedade é talvez a patologia que engloba o maior número de manifestações físicas e mentais. Dentre esses, podemos citar o transtorno de pânico, transtornos fóbicos, transtorno obsessivo compulsivo, o transtorno de estresse pós-traumático, a hipocondria (HETEM e GRAEFF, 2004).
Considerando o enunciado acima podemos afirmar, EXCETO:
No transtorno obsessivo compulsivo, as obsessões consomem tempo, causando sofrimento acentuado ou prejuízo significativo, uma vez que se apresentam como ideias e pensamentos persistentes, que provocam ansiedade e sofrimento.
O transtorno de estresse pós-traumático caracteriza-se pelo desenvolvimento de sintomas característicos, após a exposição à situação de estresse extremo, por evento experienciado e/ou testemunhado que envolva morte, ferimento grave ou ameaça à própria integridade física.
Os ataques de pânico manifestam-se por meio de períodos limitados de ataques repentinos de intensa apreensão, medo ou terror, frequentemente associados com sensação de perigo ou de destruição iminente.
Pessoas com transtorno de ansiedade grave apresentam desempenho profissional satisfatório, sendo capazes de se adaptarem às condições de trabalho, não havendo prejuízo nas relações sociais.
O transtorno fóbico é caracterizado pelo comportamento de evitação persistente. O temor é reconhecido como irracional e injustificado em relação à real periculosidade do objeto, atividade ou situação.