HU UFJF - Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Área: Psicologia - 2019
Questão 15
15
Q1359208
Psicologia Psicologia da Saúde
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Prova: UFJF - HU UFJF - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Área: Psicologia

De acordo com Soares e Bueno (org.), (2011, p.40): “O gerenciamento de casos é descrito pela maioria dos autores como uma forma de ajuda organizada que atende às necessidades individuais do cliente por meio da responsabilidade pela avaliação e coordenação do serviço, é realizado por um único trabalhador ou equipe”. Sobre o gerenciamento de casos é CORRETO afirmar:

A

O principal objetivo do gerenciamento de casos é promover cuidados contínuos e compreensivos para pessoas com sérios problemas mentais, otimizando custos e estratégias para redução de gastos.

B

Gerenciar casos em saúde mental consiste em avaliar as necessidades individuais do cliente e desenvolver um plano de cuidados para atendê-lo. Podendo ser utilizados para casos graves como: esquizofrenia, transtorno bipolar e depressão.

C

Ao gerenciar casos, deve-se assegurar o cuidado ofertado ao usuário em conjunto com a equipe multidisciplinar, numa relação interpessoal e terapêutica.

D

A modalidade de gerenciamento de casos é apropriado para intervenções e problemas, permitindo que os resultados sejam monitorados e documentados.

E

Todas as questões acima estão corretas.