HU UFJF - Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Área: Psicologia - 2019
Questão 30
30
Q1359237
Psicologia SUS - Serviço Único de Saúde
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Prova: UFJF - HU UFJF - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Residência Multiprofissional em Saúde Mental - Área: Psicologia

Benevides (2005) discute a relação da psicologia com o Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da crítica à separação entre clínica e política, amplamente presente na formação dos psicólogos no Brasil. A autora aponta três princípios para a construção de políticas públicas de saúde: o de inseparabilidade, o de autonomia e coresponsabilidade e o da transversalidade, estando a psicologia na intercessão desses três princípios.

Analise as sentenças abaixo que conceitualizam esses princípios.

I. O princípio da inseparabilidade prevê que é impossível separar a clínica da política, o indivíduo do social, a macro e a micropolítica. Nesse sentido os processos de subjetivação se dão num plano coletivo, plano público.

II. O princípio da autonomia e co-responsabilidade adverte que as práticas dos psicólogos devem estar comprometidas com o social, implicando na produção de sujeitos protagonistas e co-partícipes.

III. O princípio da transversalidade advoga que a psicologia como qualquer outro campo de saber/poder deve explicar o lugar do singular dentro do coletivo, contribuindo para uma lógica de saúde possível.

Marque a alternativa CORRETA.

A

Somente a sentença I está CORRETA.

B

Somente as sentenças I e II estão CORRETAS.

C

Somente II e III estão CORRETAS.

D

Todas as alternativas estão CORRETAS.

E

Todas as alternativas estão INCORRETAS.