O processo de semiologia tem a anamnese farmacêutica como uma importante etapa. Para o método clínico no acompanhamento farmacoterapêutico é um processo fundamental para coleta de dados. Segundo o caderno 1 do Cuidado Farmacêutico, Ministério da Saúde (2014), a alternativa que mais representa o processo de anamnese farmacêutica é:
É uma etapa que tem como meta conduzir o paciente para segunda e terceira consultas a fim de resolver os problemas de saúde do paciente.
É etapa fundamental para registro, a ser conduzido pelo método SOAP, com o objetivo de gerar um banco de dados robusto com informações de pacientes.
Tem o objetivo de empoderar o paciente ao autocuidado, assim produzir resultados concretos em saúde e propiciar melhor qualidade de vida.
Anamnese significa trazer a tona novamente, logo o farmacêutico ajudará o paciente a relembrar informações importantes sobre sua saúde, estado clínico, sintomas, o que auxiliará na identificação de Problemas Relacionados a Farmacoterapia (PRFs) de acordo com as necessidades de saúde do paciente.
A Anamnese não deve ser realizada pelo farmacêutico no processo de acompanhamento farmacoterapêutico e sim pelo médico de referência no cuidado do paciente.