Imagem de fundo

O panoptismo é uma realidade em nossa sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra “Vi...

Questão 6

O panoptismo é uma realidade em nossa sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra “Vigiar e punir” no capítulo III discorre sobre o “Panoptismo”, onde o “[...] princípio da masmorra é invertido; ou antes, de suas três funções – trancar, privar de luz e esconder – só se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente. A visibilidade é uma armadilha” (p. 166).


Assinale a alternativa que NÃO apresenta o efeito mais importante do Panóptico.

A

Induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder.

B

O poder deve ser visível e verificável. O prisioneiro, observado o tempo todo por um vigia, deve estar o tempo todo também de olho naquele que o observa.

C

Fazer com que a vigilância seja permanente em seus efeitos, mesmo se é descontínua em sua ação.

D

A perfeição do poder tende a tornar inútil a atualidade de seu exercício; esse aparelho arquitetural deve ser uma máquina de criar e sustentar uma relação de poder independente daquele que o exerce.

E

Os detentos se encontram presos numa situação de poder de que eles mesmos são os portadores.