Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma assexuada ou sexuada. A reprodução sexuada dos fungos, que pode ocorrer em muitas espécies, se estabelece em três etapas: plasmogamia, cariogamia e meiose, como mostra a figura abaixo.
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que define de forma correta a etapa da reprodução sexuada a qual representa.
Etapa 1/Plasmogamia: ocorre a fusão do citoplasma de dois micélios. Como os núcleos não se fundem imediatamente, os dois núcleos haploides permanecem aos pares na célula. Esse micélio é denominado de dicariótico. Com o passar do tempo, esses núcleos passam a dividir-se sem que haja a fusão.
Etapa 3/Plasmogamia: ocorre a fusão do citoplasma de dois micélios. Como os núcleos não se fundem imediatamente, os dois núcleos haploides permanecem aos pares na célula. Esse micélio é denominado de dicariótico. Com o passar do tempo, esses núcleos passam a dividir-se sem que haja a fusão.
Etapa 2/Cariogamia: etapa que pode demorar horas e até mesmo anos. Ocorre a fusão dos núcleos haploides, o que forma células diploides. No ciclo de vida dos fungos, apenas o zigoto é uma fase diploide.
Etapa 3/Cariogamia: etapa que pode demorar horas e até mesmo anos. Ocorre a fusão dos núcleos haploides, o que forma células diploides. No ciclo de vida dos fungos, apenas o zigoto é uma fase diploide.