A respiração dos seres vivos se classifica em dois tipos básicos: a aeróbica e a anaeróbica. A respiração aeróbica é realizada pela grande maioria dos organismos (algumas bactérias, protistas, fungos, plantas e animais) para a produção de energia e utiliza o oxigênio como aceptor final de elétrons e íons H+. A respiração anaeróbica, por sua vez, utiliza um composto orgânico (NAD+) como seu aceptor final de elétrons é íons H+ e não uma molécula externa como o oxigênio.
Com base nessas informações. dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta uma informação incorreta acerca do processo de respiração.
Na respiração celular, o aceptor final de elétrons, o oxigênio, ao receber íons H+, é convertido a água.
Os organismos anaeróbios facultativos conseguem realizar respiração celular na presença de oxigênio e fermentação na ausência. Os anaeróbios estritos, por não possuírem as enzimas catalisadoras do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória, obtém ATP apenas através da fermentação.
A respiração celular, nos eucariontes, se concluirá no interior das mitocôndrias. O piruvato ao entrar nessa organela, por meio do transporte passivo, é convertido em acetil coenzima A (acetil-CoA) e, a partir da molécula de NADH, duas moléculas de NAD+ serão produzidas e gás carbônico (CO2) liberado em seguida.
Na respiração celular, temos como produtos, além do ATP, o CO2 e a água, que serão utilizados pelo organismo em outros processos metabólicos ou secretados para o meio extracelular, como geralmente ocorre no caso do CO2.