A combinação das Leis de Boyle, de Charles e de Avogadro gerou a Lei dos Gases Ideais, representada pela expressão PV = nRT. Essa é uma equação de estado que descreve a resposta de um gás ideal a mudanças de pressão, volume, temperatura e quantidade de moléculas. Entretanto, vários processos industriais e pesquisas em laboratório usam gases sob alta pressão ou em condições muito baixas de temperatura, condições nas quais as leis dos gases ideais não são exatamente respeitadas. Nesses casos, o comportamento se assemelha ao dos gases reais. Em relação à teoria dos gases reais e ideais, afirma-se corretamente que
o volume de uma quantidade fixa de gás sob pressão constante varia inversamente com a temperatura, segundo a Lei de Charles.
o volume ocupado por uma amostra de gás sob pressão e temperatura constantes é inversamente proporcional ao número de mols de moléculas presentes, segundo o Princípio de Avogadro.
em uma quantidade fixa de gás em temperatura constante, o volume é diretamente proporcional à pressão, segundo a Lei de Boyle.
a equação do virial é uma equação geral usada para descrever gases reais e leva em consideração as forças de atração e de repulsão intermoleculares.