Ao observar o esquema elétrico de ligação do CLP e o programa em LADDER, considerando I1, I2, I3, como entradas digitais e O1, O2, as saídas a relé do CLP, pode-se afirmar que:
Ao ser pressionada a botoeira S2, o contator K1 é ligado, permanecendo nesta condição mesmo se a botoeira for liberada. Se nesta situação a botoeira S3 for pressionada, o contator K1 será desligado e o contator K2 será ligado.
Ao ser pressionada a botoeira S1, o contator K1 é ligado, permanecendo nesta condição mesmo se a botoeira for liberada.
Ao ser pressionada a botoeira S2, o contator K1 é ligado, permanecendo nesta condição mesmo se a botoeira for liberada. Enquanto permanecer ligado, o contator K1 impede o acionamento do contator K2 diretamente pela botoeira S3.
Ao ser pressionada a botoeira S1, qualquer contator que esteja em funcionamento será desligado. Ela deve ser pressionada sempre que se desejar mudar o contator que está funcionando.
Dependendo da aplicação, como em um comando com partida direta com reversão, deve-se evitar pressionar as botoeiras S2 e S3 simultaneamente, pois os dois contatores, K1 e K2, também seriam ligados simultaneamente, o que poderia levar a um curto circuito.